Livros, Cursos e Palestras

palestras

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“O que é estrutura?”

“Funções da estrutura nas edificações, não apenas como elemento de sustentação”

“Qual a melhor solução estrutural?”

“A engenharia do arquiteto e a arquitetura do engenheiro”

“Bases do processo de criação na engenharia estrutural”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“O que é criatividade?”

“O raciocínio divergente e o pensamento lateral”

“A experimentação no processo de criação estrutural”

“A criatividade aplicada às pontes e viadutos”

“A criatividade aplicada às coberturas”

“A criatividade aplicada às torres”

“A criatividade aplicada aos materiais estruturais”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Os processos de ensino-aprendizagem”

“O ensino-aprendizagem de estrutura”

“Ver, enxergar e sentir os fenômenos estruturais”

“O uso de modelos qualitativos”

“A natureza como referência no aprendizado de estrutura”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Quando a arquitetura é estrutura”

“Quando a estrutura é arquitetura”

“A estrutura e os espaços arquitetônicos”

“Engenheiros e arquitetos e um só objeto: a edificação”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“As cargas que atuam nos edifícios altos – o efeito do vento”

“Os elementos de contraventameno dos edifícios altos”

“Edifícios altos de concreto armado”

“Edifícios altos de aço”

“Edifícios altos de madeira”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Os materiais estruturais convencionais”

“Os materiais estruturais não convencionais”

“Os materiais estruturais e suas aplicações nos mais diversos sistemas estruturais”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Analogia entre a estrutura das edificações e dos objetos”

“Os sistemas estruturais nos objetos de design”

“Os sistemas estruturais no mobiliário”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Os processos de ensino-aprendizagem”

“O processo de ensino-aprendizagem de estrutura”

“A questão da criatividade”

“Quem aprende é sempre uma criança dentro do processo de aprendizagem”

“Uma experiência com crianças e materiais de reciclagem”

“Análise dos resultados da experiência”

“Rebatimento dos resultados no ensino de estruturas nas escolas de engenharia e arquitetura”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“Gaudi e a relação formaxestrutura”

“Gaudi e a experimentação”

“Gaudi e a inspiração na natureza”

“Gaudi e a intuição”

A palestra pretende colocar as seguintes ideias para reflexão:

“O aprendizado através da observação da natureza”

“A estrutura da asa da libélula”

“A estrutura dos galhos das árvores”

“A estrutura do ninho do tinhorão”

“A estrutura da casa do João de Barro”

“A estrutura das colmeias”

“A estrutura da teia de aranha”

“A estrutura das conchas marinhas”

“A estrutura do cogumelo”

“A estrutura do bambú”

“A estrutura da casca do ovo”