Livros, Cursos e Palestras

livros

No livro “O Projeto” do engenheiro Yopanan Rebello, um misto de ficcional e didático, o autor se reconhece nos personagens bons, maus e surrealistas desta história que trata de temas ligados à engenharia e à arquitetura.

A história aborda fatos reais, outros travestidos de realismo fantástico, situações surrealistas e metafóricas, que conta a saga de um grupo de profissionais contratados por um empresário corrupto (Odafas) que pretende ampliar as instalações industriais de uma grande empresa farmacêutica (Obecalp S/A).

O contratante não almeja um resultado de qualidade, apenas vislumbra a oportunidade de desviar grandes quantias de dinheiro para o seu proveito. Usando argumentos que excitam a ambição do presidente mundial da empresa, consegue convencer a matriz, que fica nos EUA, da necessidade da implantação de novas instalações industriais, tão faraônicas como as de Dubai. Por outro lado, não dá valor ao trabalho de profissionais como arquitetos e engenheiros, preferindo copiar de revistas soluções que lhe pareçam extraordinárias.

Convencido por um outro corrupto (Anacas), um empreiteiro mau-caráter que quer ganhar muito dinheiro à custa do trabalho de terceiros, contrata uma equipe para o desenvolvimento do projeto.

No decorrer do projeto, descobrem que a maldade é uma espécie de vírus. Então supõem que o vírus possui uma geometria, e portanto uma forma, que leva a uma estrutura. Descobrem como são essas estruturas em relação ao tipo de maldade.

O novo projeto, em lugar de construir arquiteturas e estruturas, passa a ter o objetivo de destruir arquiteturas e estruturas virais. O que se consegue pela destruição do ponto fraco da estrutura principal do vírus.